Erros ortográficos te deixam duas vezes menos atraente, segundo pesquisa

Erros ortográficos te deixam duas vezes menos atraente, segundo pesquisa

De acordo com enquete realizada pelo app AdoteUmCara, os perfis masculinos que não contêm erros ortográficos têm quase 50% a mais de chance de serem escolhidos

“(...) Depois, querida, ganharemos o mundo, porque só é verdadeiramente senhor do mundo quem está acima das suas glórias fofas e das suas ambições estéreis” essa passagem, escrita por Machado de Assis em uma das cartas enviadas para Carolina, sua amada, é datada de 1869.

No século XXI, não é necessário escrever à mão e com um jeito pomposo para competir com a literatura de Machado, Carlos Drummond de Andrade ou tantos outros autores conhecidos da história. A questão é simples: uma mensagem cheia de erros hoje em dia pode reduzir as chances de conquista. Pelo menos é o que demonstra uma enquete realizada em outubro pelo aplicativo de relacionamento AdoteUmCara, que destaca a ligação entre um perfil sedutor e sua boa ortografia.

A enquete realizada com usuárias do aplicativo mostra que as mulheres preferem homens que escrevem bem.  Seis entre dez usuárias acham “sexy” uma conversa sem erros. Ainda de acordo com os dados, um homem que não tem erros ortográficos em seu perfil tem o dobro de chance de conquistar a moça.   

A enquete foi feita com mais de 200 pessoas com contas na rede e concluiu que os perfis bem redigidos têm 59% de chance de serem "colocados no carrinho", ou seja, serem escolhidos para um bate papo, enquanto que aqueles com muitos erros só têm 39% de chance.

Story image

O resultado demonstra que seduzir com palavras não é só coisa de poetas renomados, mas, pelo contrário, é mais atual do que nunca. Com o uso de aplicativos de chat, redes sociais e até e-mail, a nova geração seduz muito mais pela escrita do que pela fala, mas ao invés de desenvolver essa habilidade, os erros têm crescido.

São muitos os fatores que podem explicar a escrita com erros: o corretor ortográfico automático do teclado do telefone celular, o número de caracteres limitados das redes sociais e até os emoticons parecem ter um impacto extremamente negativo sobre a nossa ortografia, sem mencionar o cultivo do hábito de escrever da forma como nós falamos, que faz com que nos esqueçamos de reler o que está escrito e revisar a ortografia.

Portanto, está na hora de utilizarmos menos gírias e focarmos na prática da escrita, trocando gírias por dicionários, revisões e bastante leitura, essenciais para fundamentar o conteúdo de sua mensagem e transformá-la em uma porta de entrada para novas (e excelentes) experiências. Para ser um bom pretendente não basta seu visual, mas, principalmente, sua inteligência!

Sobre AdoteUmCara

Fundado pelos empresários franceses Manuel Conejo e Florent Steiner, o AdoteUmCara já seduziu mais de 27 milhões de pessoas em todo o mundo, e conta com o mesmo número de mulheres e homens entre seus usuários. 

Tendo um conceito simples como a chave do seu sucesso, baseado na inversão de papéis, a marca continua seu desenvolvimento internacional em dez países e em dois continentes, mantendo-se não convencional e um tanto transgressora. Disponível no site AdoteUmCara e no aplicativo mobile para Android e iPhone.